================================================== Global Page Section Start ================================================== -->

Notícias

Desembargador Jatahy Júnior despede-se da presidência do Coptrel

Publicado em 19/03/2021 às 10:30

O III Encontro Virtual do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), realizado nesta quinta-feira (18/3), marcou o fim da gestão do presidente do Eleitoral baiano, desembargador Jatahy Júnior, na presidência do colegiado. Na ocasião, o presidente do TRE de Roraima, desembargador Leonardo Cupello, tomou posse como novo presidente do Coptrel, tendo como vice o desembargador Otávio Praxedes, que preside o TRE de Alagoas.

Jatahy Júnior deu as boas-vindas aos empossados (clique aqui para assistir), desejando “sorte e êxito” na nova missão, fez uma breve retrospectiva das ações implementadas durante o seu mandado à frente do colegiado e lembrou de quando assumiu sua direção, no ano passado, já em meio à pandemia de Covid-19. “Iniciei com a posse virtual e, agora, encerramos com esse encontro também virtual. Não tive o prazer de os encontrar presencialmente em razão desse momento terrível que a humanidade passa, mas tentamos superar as dificuldades”.

Destaque

Como destaque das iniciativas realizadas em sua gestão, o desembargador Jatahy Júnior mencionou o auxílio para a realização das Eleições Municiais de 2020, em Macapá, capital do Amapá, com deslocamento de equipe. A colaboração do Eleitoral baiano se deu em razão do adiamento do pleito, devido à falta de energia elétrica na cidade. O então presidente do Coptrel e do TRE-BA solidarizou-se com o ocorrido e concedeu apoio na área da comunicação e logística na semana que antecedeu o primeiro turno e no dia das eleições, em 06 de dezembro de 2020.

Homenagem

Já na condição de ex-presidente do Coptrel, o desembargador Jatahy Júnior foi homenageado com a Medalha Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral. “É uma alegria receber essa medalha, penso que essas homenagens não são à pessoa do magistrado, mas ao Poder Judiciário de um modo geral”, afirmou.

Empatia

Antes de iniciar o seu pronunciamento, o novo presidente do Coptrel, desembargador Leonardo Cupello, solicitou um minuto de silêncio em razão das mais de 280 mil vítimas do Covid-19 no Brasil. “Estou tomando posse em um momento histórico e de muita dor em função dessa pandemia. É uma grande responsabilidade dar continuidade à gestão magnífica feita pelo desembargador Jatahy”. Cupello também destacou a importância da instituição que, segundo afirmou, “busca exercer seu papel na democracia do país”.

Esta é terceira edição virtual do Coptrel. Além dos 27 presidentes dos TREs e de representantes do TSE, o evento on-line contou com a participação dos diretores-gerais e de assessores de comunicação dos respectivos tribunais. O evento teve como tema central os “Desafios da Justiça Eleitoral”.

Coptrel

O Coptrel é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com abrangência em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Foi fundado em 16 de setembro de 1995. Nos encontros do Colégio, os presidentes dos Tribunais debatem temas que dizem respeito a todos. O objetivo é aperfeiçoar a prestação do serviço e desenvolver ferramentas que auxiliem no processo eleitoral. Ao final, são divulgadas a ata do encontro e uma carta com proposições para melhorar a atuação dos órgãos.

TF